.
Entrada
Apresentação
Leitores e visitantes
Cursos & Palestras
• Doações
Cadastre-se!
Divulgação
A Coleção
O CD Números
Reportagens

As cônicas (made with Winplot by Carlos César)

Elipsóide (made with DPGraph by Carlos César)

made with DPGraph by Carlos César

made with DPGraph by Carlos César

Laboratórios Virtuais de Matemática

A Superfície de Chub (DPGraph - by Carlos César)

Science is what we understand well enough to explain to a computer. Art is everything else we do.

Donald E. Knuth (A = B)

Todo o conteúdo matemático deste site (textos, gráficos, equações, etc.) é gerado por aplicativos especialmente concebidos para uso na Matemática e em todas as áreas que dela dependem. Esses programas são fantásticos laboratórios virtuais, pois permitem que o usuário faça experiências matemáticas genuínas, a partir das quais pode colher informações suficientes para a compreensão de um tópico, a demonstração de um teorema ou a formulação de uma teoria. Ignorar a relevância desses softwares para o ensino e a pesquisa equivale a condenar-se ao atraso.

Para equipar os nossos leitores com tais ferramentas - ou pelo menos para torná-los conscientes da sua existência -, dedicamos os artigos desta parte à divulgação das mesmas. Aqui você encontrará materiais que ensinam como utilizar os nossos softwares preferidos. Você aprenderá, por exemplo, como fazer gráficos no Winplot, estudar Geometria Analítica Espacial no DPGraph ou resolver equações com o Mathematica. Uma vez entendido os princípios gerais desses softwares, você estará em condições de ler artigos de outras seções nos quais são feitas aplicações mais especializadas.

É importante ressaltar, porém, que os artigos desta parte não são textos insípidos que informam apenas sobre onde encontrar um menu ou quando pressionar um botão. Mais do que isso, eles apresentam também conteúdo matemático real, incluindo definições, demonstrações e exercícios. Deste modo, podem ser lidos com proveito independentemente do interesse que se tenha pelo computador. Esperamos que esse material sirva como ilustração da relevância da Matemática experimental (no sentido antecipado por Alan Turing, John von Neumann e há muito difundido por Gregory Chaitin) e, ao mesmo tempo, como fonte de informação, estudo e pesquisa para estudantes e professores.

CONDIÇÕES DE USO. Respeite os direitos autorais. Os artigos abaixo podem ser utilizados para (1) estudo individual; (2) exibição em instituições sem fins lucrativos, desde que não sofram alteração de nenhuma espécie (quer de conteúdo ou de estilo) e a conexão seja feita da Internet; o nome do autor deve ser referenciado apropriadamente segundo as normas vigentes da ABNT. Quaisquer outros usos (como distribuição em cursos pagos) requerem a permissão prévia e expressa de Carlos César de Araújo. A adesão a essas normas é fundamental para a preservação deste site. Caso testemunhe qualquer utilização desse material que viole essas condições, entre em contato conosco; sua identidade será resguardada.

  1.  Introdução ao ambiente 2D do Winplot. Ao dominar este programa, você estará em condições de entender assuntos só ensinados na universidade (como a parametrização de curvas). O artigo contém aplicações à Física. (Aguarde a versão atualizada.)
  2. O Winplot e o Trinômio do Segundo Grau. Um estudo interativo do trinômio do segundo grau — no estilo inconfundível do autor. (Em revisão.)

  3. Introdução às Rotações. Veja como os ambientes 2D e 3D do Winplot permitem uma exploração aprofundada das equações de rotação no plano e no espaço. (Artigo atualizado em 18 de dezembro de 2002.)

  4. Três Mágicas com o Mathematica. Inédito na Internet! O poder fabuloso do Mathematica ilustrado por meio da automatização de três algoritmos clássicos.
  5. Cálculo de etA por meio do DERIVE — por António Pereira Rosa. (Artigo enviado ao site como documento Word em 10 de julho de 2003. Publicado em 19 de julho de 2003.)
  6. Matemática com o Winplot. Raízes Complexas do Trinômio.
  7. Física com o Winplot. Campos Elétricos.
  8. Física com o Winplot. Ondas.
  9. CramerSarrus. Um sofisticado pacote no Mathematica para o aprendizado interativo das regras de Cramer, Sarrus e Laplace.
  10. playEquation. É possível resolver equações num computador de maneira didática? Clique para ver a resposta.
  11. Trigonometria Plana com o Winplot
  12. Trigonometria Esférica com o Winplot
  13. Cálculo Diferencial com o Winplot
  14. Conhecendo o DPGraph (3D)
  15. O Mathematica e o Trinômio do Segundo Grau
  16. Cálculo Algébrico com o Mathematica

Trecho da curva de HilbertTrecho da curva de Hilbert

Em breve: os tutoriais do Winplot revisados, ampliados e publicados em livro!

Carlos César de Araújo, 11 de abril de 2007

Provas
Laboratórios
Conceitos
Erros Matemáticos
História
Lógica
Educação
Álgebra
Cálculo
Números
Escrita matemática
Geometria

A giróide (de Alan Shoen) - Animation made with DPGraph and Mathematica by Carlos César

Softwares
THEOREMA

Mathplotter logo, by Miguel Bayona

instruções

Gráfico de y = mdc(x,1), by Carlos César

Raízes da unidade (made with GrafEq by Carlos César)

A função resto de 1 por x (GrafEq / Carlos César)

Pontos com coordenadas inteiras sob uma hipérbole (Made with GrafEq by Carlos César)

A ciclóide no Winplot (Carlos César)

Parabolóide hiperbólico (veja o applet Java)

Made with Winplot by Carlos César

Made with Winplot by Carlos César