Cursos Presenciais (BH) e On-line Síncronos
Teste ANPAD e afins
Exames ANPEC/POSCOMP

O primeiro ANPAD presencial em Minas Gerais
(DÉCIMO SEGUNDO ANO)
O primeiro a distância no Brasil
(QUINTO ANO)

Soluções claras, corretas, elegantes e eficientes

•Grupos ANPAD para a prova de fevereiro/2017
•Grupos para o POSCOMP 2017

Estacionamento fácil, seguro e sem custos (clique para ver).

Ensino por problemas e tecnologia única de apresentação.

A Metodologia do Curso

Clique no link para ver uma descrição do método de ensino por problemas.

Material Didático

Depoimentos e Impressões

Assista a uma Aula Experimental

Veja como é simples assistir a uma aula (presencial ou on-line) sem compromisso.

Cursos Oferecidos para o ANPAD

•Grupos especiais para 2017

Raciocínios Lógico/Analítico/Linguístico (carga horária adaptativa)
Raciocínio Quantitativo (carga horária adaptativa)
Inglês Acadêmico

Curso POSCOMP

POSCOMP

INFORMAÇÕES

Gregos & Troianos Educacional
E-mail: cca@gregosetroianos.mat.br
Tel: (31) 3283-1122
Cel: (31) 95557974 (vivo)
Cel: (31) 85049321 (Oi)
Skype: SkypeMe™!

www.gregosetroianos.mat.br

Aulas Extras em Grupos Paralelos

Desde 2011, todo aluno de um grupo pode assistir às aulas de qualquer outro grupo paralelo, sem nenhum custo adicional. A única restrição é que haja vagas (presenciais ou on-line) no grupo. Aulas com um grupo paralelo servem para repor tópicos perdidos, firmar conceitos e técnicas já vistos ou completar o entendimento de assuntos não plenamente compreendidos durante as aulas.

Dois grupos de alunos são considerados paralelos quando fazem o mesmo curso para a mesma edição de um exame.

Resulta do que foi dito acima que, por exemplo, se você estiver num grupo de Lógica-Linguística que se prepara para uma certa edição do ANPAD, então poderá assistir às aulas de todos os grupos de Lógica-Linguística que estiverem em andamento para essa mesma edição. Analogamente, quem se prepara para o POSCOMP pode ver as aulas de outros grupos para o POSCOMP que estejam se preparando para a mesma prova na mesma data.

A existência de grupos paralelos é informada aos alunos durante as aulas.

GeT no Facebook

Por enquanto, temos um perfil no Facebook no qual publico soluções de problemas, falo sobre erros em questões passadas e muito mais!

GeT no Facebook

Carlos César de Araújo

Cursos On-line em Tempo Real
• Os únicos em todo o Brasil •

Em janeiro de 2011 — após quatro anos de experimentação —, finalmente inauguramos os cursos a distância para os exames ANPAD, ANPEC e POSCOMP. Os cursos são “on-line”, i.e, via Internet. Portanto, podem ser acompanhados de qualquer lugar do mundo onde haja um computador ligado à Internet! Entretanto, os nossos cursos on-line são completamente diferentes dos que normalmente se veem nos setores corporativo e acadêmico.

Especializamo-nos em cursos síncronos: contato direto e instantâneo entre aluno e professor. Como numa aula presencial, o aluno pode falar e ouvir o professor e os demais colegas “ao vivo”. (Obviamente, há uma parte assíncrona: os exercícios e teoria deixados nos cadernos eletrônicos para estudo após as aulas.)

Os cursos on-line tradicionais são primordialmente assíncronos e, por isso, pressupõem uma problemática capacidade de “aprendizagem autônoma” por parte do aluno e uma pedagogia radicalmente construtivista. O nosso modelo EAD é totalmente diferente: é simples, direto e inovador. Eis algumas diferenças cruciais:

Não usamos aulas pré-gravadas.
Não usamos o Moodle (ambiente comum nos cursos convencionais).
Não há “portais”, “murais” nem a tradicional pletora de personagens múltiplos nebulosos (“facilitadores”, “instrutores”, “tutores”, “estagiários de atendimento” etc.).
Não se assemelha aos convencionais cursos telepresenciais via satélite (com professores numa “lousa eletrônica” convencional) nem aos de línguas via Skype.
Não usamos webcam.
Não usamos softwares como o PowerPoint.
• Nossos conteúdos didáticos são atualizados durante o ano inteiro.

A melhor maneira de conhecer o nosso curso on-line é participar de uma aula experimental com um grupo ou isoladamente.

Nosso modelo síncrono é uma transposição simples e eficiente dos nossos cursos presenciais para as telas dos alunos, tornada possível por três fatores:

• Nossa inimitável tecnologia de exposição programada no Mathematica ™ (usada nos cursos presenciais desde 2002).
• Nossa aprimorada metodologia de ensino guiado por problemas, a qual propicia segurança, concentração e motivação imediatas.
• Melhoramentos recentes das tecnologias de compartilhamento de tela (Skype, Mikogo, WebEx) e da Internet no Brasil (maior acesso a banda larga, Internet 3G, etc.).

Em nosso modelo, o cursista recebe cadernos eletrônicos (os mesmos dos cursos presenciais) e acompanha, em sua tela, as resoluções do professor em tempo real. Exceto pela distância física, a interação com o professor é a mesma que a do curso presencial. As soluções são redigidas em conformidade com o grau de detalhe e clareza que forem exigidos pelos alunos que estiverem on-line.

Não pressupomos familiaridade alguma com cursos a distância pela Internet. Solicite informações detalhadas por email (ver acima) ou através do Skype.

SkypeMe™!

Uma tela do curso a distância

Exemplo de tela compartilhada com alunos de um curso on-line para o POSCOMP.

Carlos César de Araújo

Alcance dos Cursos On-line Síncronos

Em maio de 2011, todos os alunos presenciais já haviam migrado espontaneamente para modelo on-line, após experimentarem as aulas síncronas. Entretanto, ainda manteremos os cursos presenciais em Belo Horizonte.

Já temos alunos em quase todos os estados do Brasil. Em breve publicaremos mapas dinâmicos mostrando as cidades nas quais temos alunos em cursos on-line.

Exemplos de Vídeos

O propósito dos vídeos (sem áudio) abaixo é fornecer uma breve ilustração dos recursos dinâmicos usados nas aulas (presenciais e virtuais) em tempo real.

vídeo aulas vídeo aulas

Fatos & Fotos

• Primeiro encontro entre alunos on-line ANPAD. Ainda não definimos a data, mas será logo após as provas de junho. Como nos encontros anteriores, será em grande estilo: degustaremos vinhos Cabernet Sauvignon argentinos e franceses ao som de clássicos (Schumann, Hendel, Beethoven, Bach, Vivaldi) e rock progressivo (Triumvirat, Alan Parsons, Genesis, ELP, etc.).

• Primeiro encontro entre alunos e ex-alunos ANPAD (11 de fevereiro de 2011). Local: Rua Stibina 25, Santa Efigênia.

• Primeiro Encontro Comemorativo ANPAD/POSCOMP. Reunião entre alunos e professores realizada em 10 de setembro de 2010. Local: Rua Stibina 25, Santa Efigênia.

Fotos dos grupos presenciais dos anos anteriores a 2009 (e outros mais recentes) estão sendo organizadas para exibição numa página separada.

Foto tirada em 6 de fevereiro de 2009 (cortesia de Thiago Scaldaferri)

• Último dia da turma de janeiro (para a edição de fevereiro/2009). Da esquerda para a direita: César (professor), Valéria Bonfim, Renata Secco, Thiago Scaldaferri, Alice Mello, Márcio Marques, Estefania Epaminondas e Paulo Fontoura. Correram da foto (faltaram): Ana Paula, Isaac de Oliveira e Mariana Vilela. (Foto: Thiago Scaldaferri.)

• Grupo 1 para a edição de junho de 2009: Gabriela Nascimento, Marcelo Gonzaga, Antônio Marcos, Alex Francisco, Maria Teresa, Victor Rodrigues, Thiago Guerra e César (professor). Faltou: Pedro Irineu. (Foto: Igor Havan.)

(foto por Cláudia Márcia Pereira)

• Encontro comemorativo do grupo 4 para a edição de setembro de 2009. (Foto: Cláudia Márcia Pereira.)

Aulas Experimentais

• Assista a meia hora de aula presencial gratuitamente, sem compromisso. Basta ligar para marcar com um grupo em progresso.

Marque uma aula on-line experimental via Skype. Testamos sua conexão e o compartilhamento de tela com um caderno de problemas enviado previamente.

Grupos on-line. Dias e horários
(válidos até junho/2013)

Atualizando:

Grupo 1: segundas e quartas (19:30-21:30). Início:
Grupo 2: terças e quintas (19:00-21:15). Início: .
Grupo 3: segundas e quartas (9:30-11:30). Início: .
Grupo 4: Sábados (12:00-15:00). Início: .
Grupo 5: terças e quintas (9:30-11:30). Início: .
Grupo 6: sábados (9:00-12:00). Início: .
Grupo 7: sábados (13:00-17:00). Início:.
Grupo 8: segundas e quartas (7:30-9:30). Início: .
Grupo 9: terças e quintas (7:30-9:30). Início: .

Dias e horários para o curso POSCOMP
(válidos até outubro de 2013)

Turmas em andamento (para a prova de 2013):

Grupo 1: sábados (14:00-16:00). Início: 10/07/13 - Matemática e Fundamentos da Computação. Prof.: Carlos César de Araújo [9 cadernos/3700 problemas]

Resumo dos tópicos abordados: • Lógicas Proposicional e de Primeira Ordem • Álgebra Booleana e Circuitos • Conjuntos • Relações e Funções • Teoria da Ordem • Álgebra e Cálculo Relacionais • Combinatória • Grafos • Estruturas Algébricas • Teoria dos Números • Álgebra Linear • Números Complexos • Cálculo Diferencial e Integral • Iteração e Recursão • Probabilidades • Teoria da Complexidade •  Linguagens C e Prolog.

LOCAL: Stibina 25, Santa Efigênia. (Referência: entrada pela Avenida Men de Sá 786.)

Professores

Raciocínios analítico, lógico e quantitativo: Carlos César de Araújo. (Matemático, programador, autor, palestrante, criador do site Matemática para Gregos & Troianos e fundador da Gregos & Troianos Educacional — a partir da qual mantém contato permanente com matemáticos e educadores da Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, Peru e Uruguai. Atualmente escreve dois livros (Lógica e Matemática) sobre o Teste ANPAD em contrato com uma editora de Belo Horizonte.)

Formação dos Grupos

• Grupos presenciais com um máximo de sete (7) alunos.
Grupos on-line com um máximo de dez (10) alunos.
Recomendamos dois (2) encontros semanais com duas (2) horas e quinze minutos de aula cada. Nesse passo, poder-se-á abranger todo o conteúdo de Lógica, Raciocínio Analítico e Raciocínio Quantitativo para o Teste ANPAD em no máximo 3 meses.
• Havendo interesse, o candidato ao teste ANPAD pode se submeter a um teste preliminar (sem compromisso) no qual serão aferidos seus conhecimentos, estilo cognitivo e a pontuação almejada. (Isto permite a formação de grupos mais homogêneos.)
• Os horários de cada grupo são definidos com base nas seguintes informações do candidato: dias da semana (de segunda a domingo), turnos disponíveis e mês a partir do qual deseja participar.

Perguntas Frequentes

• Posso adquirir o material sem participar do curso?

Não. Os cadernos eletrônicos são liberados ao longo dos cursos, e não de imediato. Dentre outras coisas, isso permite ao professor personalizar os cadernos de acordo com o desempenho de cada turma (por exemplo, acrescentando problemas de reforço ou refinando algumas resoluções).

• É dado algum material impresso durante o curso?

Não. O material é dado exclusivamente na forma de arquivos eletrônicos num CD-ROM, um para cada aluno durante todo o curso presencial. (Ver abaixo para o curso on-line.) O software contido no CD permite a impressão dos cadernos, mas isso fica por conta de cada participante. Um dos motivos é que esse material está em constante alteração. A cada edição do Teste ANPAD, novos exemplos são acrescentados, alguns problemas são revisados, e, finalmente, certos tópicos podem mudar de posição nas listas para refletir sua relevância na edição seguinte (estimada com base em regularidades observadas nas edições passadas). Além disso, o equivalente impresso dos cadernos corresponde a centenas de páginas — seguindo uma função não-decrescente do tempo! A propósito, desde 2006 tem diminuído bastante o número de alunos que imprimem os cadernos.

• Preciso de um computador para participar do curso [presencial]?

Sim. Mais precisamente, para acompanhar o curso, embora não para assistir às aulas. Segue-se do que foi exposto acima que uma condição necessária (mas não suficiente) para desfrutar do curso é ter acesso a um computador para abrir e estudar os cadernos eletrônicos, o que pode ser feito em casa, no trabalho ou onde se julgar apropriado (incluindo o próprio local do curso).

• Tenho que levar um notebook para as aulas [presenciais]?

Não. Contudo, pode ser útil para aqueles que não imprimem os cadernos. Alguns alunos ocasionalmente trazem um notebook para acompanhar a leitura dos problemas em suas próprias telas, o que certamente lhes permite maior liberdade (como a de examinar um problema enquanto o professor discute outro correlato).

• Posso usar o curso para outros exames ou concursos?

Sempre houve um interesse especial pelo curso de Lógica por parte de candidatos a concursos públicos (DPF, IPEA, Banco Central, ABIN, BDMG, MAPA, etc.) ou a trainee. Com exceção do POSCOMP, os tópicos cobertos nas 32 horas de Raciocínio Lógico para o Teste ANPAD incluem os de qualquer outro edital. Quanto ao curso de Raciocínio Quantitativo, ressaltamos que há tópicos de matemática que não são exigidos no Teste ANPAD (como os do POSCOMP e ANPEC) ou cuja relevância para a ANPAD não requer o grau de profundidade necessário para outros exames. Antes de chegar a uma decisão, sugerimos que o interessado faça uma consulta por telefone, Skype ou email.

• Como é o curso a distância?

Não segue os exageros construtivistas da maioria dos cursos “a distância” convencionais (que são assíncronos). Cursos “autoinstrucionais” não funcionam em nosso contexto. Queríamos um modelo de curso on-line que mantivesse, tanto quanto possível, a dinâmica didática que tem distinguido o curso presencial em todos esses anos. Lembramos que, no curso presencial, o “quadro” do professor é uma tela (o front end do Mathematica ™) na qual os problemas de um caderno eletrônico são resolvidos em tempo real diante dos alunos. No final das aulas, os alunos recebem o caderno atualizado.

O mesmo processo ocorre no curso a distância, exceto que a tela do professor é exibida nas telas dos alunos que estiverem on-line.

Terminada a aula virtual, o aluno recebe a versão atualizada do caderno eletrônico para estudar. (Veja como participar.)

Carlos César de Araújo

Raciocínios Lógico/Analítico/Linguístico (ANPAD)
(32 horas — um mês — 6500 problemas disponíveis/4 cadernos)

Raciocínio Lógico/Analítico

Raciocínio Quantitativo (ANPAD)
(32 horas — dois meses — 7000 problemas disponíveis/8 cadernos)

Raciocínio Quantitativo

Carlos César de Araújo