Resolvendo a primeira equação

Para resolver a equação © 2002-2006, Matemática para Gregos & Troianos - Carlos César com o playEquation, basta:

• selecionar o número 7 na equação;

• clicar no botão © 2002-2006, Matemática para Gregos & Troianos - Carlos César (adicionar ■).

Após o clique, o botão mudará de cor (tornando-se © 2002-2006, Matemática para Gregos & Troianos - Carlos César), será tocado um som e, por um breve instante, o usuário verá o seguinte em sua tela

e depois o seguinte:

Antes de prosseguir, observe que o número selecionado (7) apareceu no campo de dados. Como já dissemos, em vez de selecionar 7 e clicar em © 2002-2006, Matemática para Gregos & Troianos - Carlos César, o usuário pode entrar com 7 diretamente no campo de dados e clicar em © 2002-2006, Matemática para Gregos & Troianos - Carlos César.

Finalmente, devemos dividir os dois membros por 3. Procedemos então como segue:

• selecionamos 3 na equação:

• clicamos no botão © 2002-2006, Matemática para Gregos & Troianos - Carlos César (dividir por ■).

Como antes, o botão clicado mudará de cor, será tocado um som, o número selecionado surgirá no campo de dados e, por um breve instante, o usuário verá o seguinte em sua tela

e depois o seguinte:

A equação foi resolvida.

Outra maneira de transformar © 2002-2006, Matemática para Gregos & Troianos - Carlos César em © 2002-2006, Matemática para Gregos & Troianos - Carlos César consiste em subtrair © 2002-2006, Matemática para Gregos & Troianos - Carlos César de ambos os membros. No playEquation, basta:

• selecionar o número © 2002-2006, Matemática para Gregos & Troianos - Carlos César na equação;

• clicar no botão © 2002-2006, Matemática para Gregos & Troianos - Carlos César (subtrair ■).

Por um breve instante o programa apresentará o seguinte

e depois